Realizado pelo Ministério do Turismo e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com apoio do Sebrae ,Conselho Municipal de Turismo (COMTUR , Comitê Gestor de Turismo de Cáceres e prefeitura de Cáceres, por meio da Sematur, o curso conta a participação de 20 empresas da cidade, com uma turma de 30 alunos. O consultor que atua no evento é Alberoni Leal Moral.
O programa Caminhos do Sabor esta beneficiando 20 cidades no primeiro semestre de 2011. Santarém (PA), Várzea Grande (MT), Ilhabela (SP), São Paulo (SP), Barcelos (AM), Barreirinhas (MA), Cáceres (MT), Cacoal (RO), Chapada dos Guimarães (MT), Gurupi (TO), Mateiros (TO), Manhuaçu (MG), Manhumirim (MG), Maraú (BA), Nobres (MT), Nova Olinda (PA), Pontes e Lacerda (MT), Rondonópolis (MT), São Joaquim (SC) e São Raimundo Nonato (PI) que receberam cinco etapas de qualificação com o objetivo de agregar valor turístico a cada cidade através do reforço de sua identidade gastronômica.
Inicialmente, o projeto atenderia 65 destinos indutores dentro do Plano Nacional de Turismo. Pela importância e abrangência, outros 10 locais conseguiram, por meio de emendas parlamentares, serem inseridos na ação, totalizando 75 destinos. No ano de 2010 todas as cinco etapas foram concluídas em 29 destinos. Mais de 10 mil pessoas foram envolvidas nas pesquisas realizadas pelo programa, mais de 2.600 empresas foram atendidas e cerca de 6 mil profissionais foram qualificados em 167 turmas.
O curso acontece em cidades turísticas e próximas de destinos turísticos importantes. As empresas, além de não ter nenhum custo, estão aprendendo como atender aos clientes da maneira mais correta. Agora Cáceres faz parte dos 75 destinos indutores gastronômicos do país. Dentro do treinamento, tem também aulas de Inglês e Espanhol, justamente por causa da Copa do Mundo que irá acontecer em 2014 no Brasil”.
Esse projeto tem um custo minimo por cidade de R$ 300 mil e beneficiará o destino não só no seu setor gastronômico. A governança já articulada prevê no Calendário de Eventos de Cáceres o “Festival Gastronômico” de caráter anual, especificamente no primeiro a ser realizado no mês de agosto de 2011, organizado pelo COMTUR/SEMATUR junto a Abrasel. Dentro da programação haverá um concurso para escolher o prato típico e específico de Cáceres, que fortalecerá a nossa cultura e atrairá mais turistas para a princesinha do paraguai.
O consultor apontou que 70% dos clientes desistem ou deixam de comprar num determinado local por conta da falha no atendimento. “Temos que melhorar e qualificar as pessoas envolvidas diretamente neste setor”, afirmou a presidente do COMTUR, Rosangela Lazmim, adiantando que outros cursos nessa área e em outras ligadas ao turismo estão sendo programados pela governança.
Por: Da Redação em 23/02/2011 07:39:22