30/07/2014 ás 09:53:03
Mais de 30% dos brasileiros já tiraram empréstimo consignado SÃO PAULO
0
Mais de 30% dos brasileiros já tiraram empréstimo consignado
SÃO PAULO
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que três em cada dez brasileiros (34%) já fizeram empréstimos consignados. "O consignado oferece a vantagem de pegar dinheiro emprestado a juros muito baixos. Por outro lado, a pessoa que toma esse tipo de crédito precisa aprender a conviver com um salário ou renda menor", alerta o educador financeiro da entidade, José Vignoli.
A pesquisa perguntou para os consumidores sobre a situação em que eles contrataram o empréstimo consignado. "Pagar dívidas de outros empréstimos como as do cartão de crédito" aparecem em primeiro lugar, com 47% das respostas, seguidas de "comprar eletrodomésticos e móveis", com 15% e "pagar contas como aluguel, condomínio, luz, telefone, escola", com 14% das respostas.
"O crédito consignado deve ser acionado em situações de sufoco como pagar uma dívida muito cara como, por exemplo, o rotativo do cartão de crédito, que cobra um dos juros mais caros do mercado ou em situações de emergência quando o consumidor se sente naquela situação em que o teto da casa cai", orienta Vignolli.
Por outro lado, segundo o orientador financeiro, pagar contas ou comprar eletrodomésticos são situações que devem ser programadas com antecedência e podem perfeitamente ser encaixadas no orçamento da família.
"O crédito foi criado para ser usado e para realizar sonhos importantes, em situações em que muitas vezes não poderiam ser concretizadas de imediato. Porém, precisa ser utilizado com sabedoria e planejamento para que o sonho não se torne uma dívida", diz o educador.
Segundo Steiner Frazão, diretor-geral do site pandaempresta.com, esse tipo de operação tem ajudado inclusive a manter o mercado de crédito aquecido no País. "O movimento no crédito consignado foi muito consistente e teve uma participação expressiva nos resultados. Isso porque as condições de crédito são muito melhores que as encontradas em outras linhas. Então quem tem a oportunidade faz".
Ele ressalta que o consignado tem movimentado um volume considerável de recursos. "Já foram realizadas mais de 1,5 milhão de operações para aposentados e pensionistas do INSS com até dois salários mínimos. E isso gerou entre R$ 4 e R$ 4,5 bilhões. O momento beneficia o crédito consignado, pois mesmo que a taxa de juros tenha chegado a seu limite máximo de 2,14%, continua menor que as outras."