Por volta de 7h, o Corpo de Bombeiros, havia recebido apenas dois pedidos de ajuda, conforme o soldado Joel Magalhães, radio-operador de plantão. Uma partiu da Rua da Membeca e outra da Rua da Garça, na Cidade Alta. "Nos dois casos, prestamos auxilio para remoção de móveis e pessoas que ficaram ilhadas", informou o militar.
O major Ramão Correa, comandante dos Bombeiros e Coordenador da Defesa Civil Municipal, está percorrendo os chamados pontos criticos desde as primeiras horas da manhã de hoje, ao lado do prefeito Túlio Fontes.
Segundo ele, apesar dos alagamentos em pontos "crônicos" como a Cidade Alta e a Cohab Velha, a situação está sob controle. Ramão disse que os Bombeiros está com seu efetivo de 41 homens e 4 funcionários civis em alerta.
Ele explicou que já possui um plano de emergência, com viaturas, barcos e ambulâncias, para socorrer eventuais desabrigados. Ele diz que a estrutura conta com apoio da prefeitura, Exército, Marinha, Policia Militar, Sema, Cruz Vermelha, Policia Ambiental e clubes de serviços da cidade.
"Está chovendo no País inteiro, incluive provocando mortes. Temos que usar os exemplos que as televisões tem mostrado o dia todo, para nos unirmos e estarmos preparados para o caso da situação se agravar", explicou Correa.
Por: Gonzaga Júnior em 18/01/2011 09:19:06