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Um sistema de crédito justo, em que os bons pagadores sejam valorizados. Esse é o princípio que rege o CADASTRO POSITIVO, que começa a funcionar no segundo semestre deste ano. Para discutir como colocar esse projeto de pé e ampliar o acesso ao financiamento no País, o SPC Brasil promoveu no dia 19 de junho, em São Paulo, o 1º Encontro de Clientes Estratégicos SPC Brasil, com as maiores empresas varejistas do Brasil. Participaram do encontro mais de 80 executivos do setor de crédito e cobrança dessas empresas.
Como resultado, a primeira ação efetiva foi a formação de um comitê entre os representantes do varejo, que juntamente com o SPC Brasil ficarão a cargo das discussões técnicas e relacionamento institucional. "Com o CADASTRO POSITIVO, vamos aperfeiçoar o modelo de concessão de crédito. Será um sistema mais assertivo para o lojista e mais justo para o consumidor", garantiu Roberto Alfeu, presidente do SPC Brasil. Outro aspecto muito enfatizado durante o evento foi o fato de que o CADASTRO POSITIVO trará um novo olhar ao mercado. Ao invés de apontar devedores, o sistema irá identificar os bons pagadores, pessoas aptas a receberem o crédito.
Segundo Bruno Lozi, gerente de produtos do SPC Brasil, o evento foi um primeiro passo, e tudo indica que o projeto vai crescer muito. "Esse primeiro encontro é apenas o começo. Com a constituição do conselho vamos avançar ainda mais. Será um grupo de trabalho de referência para todos e, a partir dele, criaremos novos produtos, novas ideias e revisaremos processos. Discutiremos com as maiores autoridades de crédito e cobrança do Brasil. Os associados do SPC Brasil e das Entidades ganharão muito com isso", disse o executivo. |

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CADASTRO POSITIVO TERÁ FORTE IMPACTO
NO ACESSO AO CRÉDITO PARA BRASILEIROS
PONTOS POSITIVOS
• Possibilidade de redução de juros a partir de análise de histórico
de pagamento do cliente e critério de avaliação da empresa;
• Redução da inadimplência e do superendividamento, uma vez
que a empresa passa a ter acesso aos hábitos de pagamento do consumidor;
• Prover melhor avaliação do consumidor, de forma mais justa
e completa, reduzindo a assimetria das informações;
• Possibilitar a "bancarização" das classes menos favorecidas (C e D);
• Aumento da base de dados das Entidades, criando maiores chances de negócios.
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DEPOIMENTO SOBRE
O ENCONTRO |
Mônia Alves de Souza, gerente administrativa FCDL-PB
"O treinamento foi de excelente qualidade. Tivemos o passo a passo de todo o operacional com bastante clareza e várias dúvidas foram sanadas. Não posso deixar de falar da Priscila, que foi perfeita na explanação e conhece a fundo o sistema. Com isso, ajudou muito no entendimento de todos os participantes."
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Sandro Antônio de Souza, gerente de Crédito e Cobrança das Lojas Novo Mundo
"Hoje o modelo de concessão de crédito no varejo é muito pautado pela concorrência. Todo mundo tem o objetivo comum de vender e receber, mas para identificar bons e maus pagadores, todos pagam por essa distância. O Cadastro Positivo vai transformar isso em algo único e bom para todos."
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Dina Marta, gerente de Relacionamento da CDL Goiânia
"Esse evento é importante porque a maior parte dos empresários do varejo ainda não tem conhecimento de que eles também fazem parte do processo de implantação do Cadastro Positivo."
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