11/11/2011 ás 09:37:10
Cáceres sedia a partir de hoje seu primeiro festival de gastronomia
As belezas naturais e históricas de Cáceres, mescladas com o regionalismo pantaneiro e boliviano, inspiram a culinária típica da região. Os pratos misturam sabores como os peixes e carnes a frutas, como a banana da terra. A gastronomia local será a tração do Festival Sabores e Saberes, que começa nesta sexta-feira (11) e segue até o dia 13.

Segundo a gestora para o Turismo do Sebrae em Mato Grosso, Marisbeth Gonçalves, a ideia do festival surgiu do fato de Cáceres ser indutor do turismo mas carecer de mais estrutura para os visitantes. “A intenção é consolidar o festival no calendário de eventos locais. Temos o objetivo estratégico de capacitar a rede de restaurantes da cidade e aprimorar os pratos típicos do local”, relata.

“Juntamos a inspiração na história de Cáceres e as tendências contemporâneas da gastronomia”, explica o chef de cozinha Gabriel Gomes Bastos, de Juiz de Fora (MG). Ele é o responsável pelas consultorias às empresas participantes e organizador do festival. Ele conta que foi realizada uma pesquisa cultural e histórica na qual cada empresário buscou inspiração para os produtos que vai apresentar.

A cozinha do festival tem paredes de vidro para os visitantes verem como os pratos são preparados. “Esse trabalho será cuidadosamente conduzido de maneira a atender tanto o paladar, quanto às boas práticas de manipulação”, enfatiza Marisbeth. Os pratos vão custar no máximo R$ 10. Paralelo ao evento, será realizada uma exposição de artesanato local.

O chef Gomes Bastos tem uma experiência de 14 anos na organização do Festival Gastronômico de Juiz de Fora, um dos mais consagrados no circuito brasileiro. Ele analisa que evento assim são um termômetro da melhoria culinária. “O festival traz toda uma padronização das boas práticas na manipulação dos alimentos, um diferencial que faz a diferença em termos de qualidade”, disse. Rafael Onório, proprietário do restaurante Sabor e Arte, um dos 10 participantes, que disse que o trabalho teve “impacto muito positivo” para o seu negócio. A especialidade de Onório são as empadas. Para o festival, ele fez uma composição com recheio de carne seca e catupiri acompanhadas de banana da terra.

 

Por: Agência Sebrae em 11/11/2011 10:07:53

 

Fonte: Jornal Oeste