Porém, para que a cidade se mantenha nesta condição, a prefeitura mantém de forma continua o Programa Municipal de Combate a Dengue. O trabalho envolve 45 agentes de saúde e endemias que percorrem diariamente os bairros da cidade identificando e combatendo focos do mosquito transmissor que com o início do período das chuvas, se proliferam com mais velocidade.
Os outros trunfos utilizados são as mobilizações de escolas e igrejas.
Outra arma poderosa, é a comunicação. O municipio mantém uma campanha permanente na mídia alertando a população a necessidade de se previnir e combater a dengue
“O controle da dengue se dá através de vários fatores, o poder público está se empenhando para fazer um bom trabalho, mas é preciso que a população se conscientize que tem papel fundamental na prevenção da doença”, explica a secretária de Saúde, Arlene Alcântara.
Cáceres tem desde 2009 uma Lei que pune com multas os donos de imóveis e terrenos que sejam potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A medida reforça as ações que vem sendo desenvolvidas pelo município, para prevenir e combater a doença.
A arrecadação das multas, é aplicada no Fundo Municipal de Saúde e é revertida para o combate a dengue e a febre amarela.
O Ministério Público, através do promotor André Luis de Almeida defende a aplicação rigorosa da Lei.
A prefeitura monitora permanentemente os níveis da doença, que atualmente colocam Cáceres em uma situação confortável em relação a outros municípios de Mato Grosso.
Referência em ações preventivas a doença, a cidade conta com várias atividades de esclarecimento preventivo contra a Dengue.
Empenhado em diminuir o número de casos de dengue, o prefeito Túlio Fontes destaca as ações realizadas continuamente, e afirma que o combate tem que acontecer durante o ano inteiro, mas neste período de chuvas é preciso redobrar as atenções.