27/05/2011 ás 09:18:19
Cáceres ganha unidade referencia em tratamento neuropsiquiátrico para crianças e adolescentes
Crianças cacerenses com idade entre 3 e 18 anos, com problemas neuropsiquiátricos decorrentes de questões genéticas, desestruturação familiar, entre outras causas, contam com uma unidade de saúde de referencia.

Na tarde de quarta-feira, 25, o prefeito Túlio Fontes, inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), no Bairro São Miguel, que também trata de crianças e adolescentes com problemas com drogas e álcool.

Durante a solenidade prestigiada por autoridades, profissionais de saúde e moradores do bairro, o prefeito afirmou a inauguração é marcante. Ele destacou a importância do CAPSí e lembrou que na sua primeira administração implantou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), destinado ao tratamento de adultos.

Túlio Fontes ressaltou que a implantação da unidade integra uma série de ações de alcance social que a sua gestão vem executando, mesmo com limitação orçamentária.

Ele aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos servidores da Secretaria de Saúde que trabalharam pela implantação do CAPSi e que estão prestando um serviço de qualidade em todas as unidades de saúde do município.

O prefeito também elogiou a postura da secretária Arlene Alcântara, que durante seu discurso reconheceu a importância do trabalho dos ex-secretários, Maria Luiza Vila Ramos de Faro e Luiz Landim, para implantação do CAPSí e outras ações que ajudaram a melhorar a qualidade do serviço que vem sendo prestado à população.

Durante o seu discurso, a secretária Arlene Alcântara também destacou o trabalho dos servidores, representados pelas coordenadoras Lucia Henrique e Rosane Gayva Vilela. Ela disse que as servidoras e sua equipe também trabalham com dedicação para que o CAPS cumpra seus objetivos e o CAPSí pudesse ser implantado.

A coordenadora do CAPSi, Nilde Kelli, destacou durante seu discurso o respaldo que recebendo da secretária Arlene Alcântara e do prefeito Túlio Fontes para o desenvolvimento das atividades. Ela também ressaltou a dedicação e a qualidade do serviço prestado pela equipe que trabalha na unidade.

Já o médico Emerson Oliveira, responsável técnico do CAPSi, lembrou a importância do serviço e parabenizou o prefeito Túlio Fontes, o ex-secretário Luiz Landim e a equipe de servidores da Saúde que trabalharam com persistência para implantação da unidade.

Ele enalteceu a importância do CAPSi e citou como exemplo, os tratamentos oferecidos contra doenças comuns como depressão e os males que geram a deficiência escolar.

O médico também afirmou que a unidade em apenas 14 meses de funcionamento, já atendem mais 300 crianças, numero superior ao limite estabelecido pelo ministério da Saúde. Além do atendimento na unidade, Emerson Oliveira, explicou que junto com o colega Mario Vinicius e a equipe multidisciplinar do CAPSi, presta assistência a Casa da Criança.

O trabalho ainda incluiu a realização de palestras, especialmente em escolas, abordando causas, sintomas e o tratamento de problemas neurológicos. Ele diz que as palestras podem ser solicitadas junto ao CAPSi. Entre os temas abordados estão o transtorno de déficit de atenção e a hiperatividade.

O CAPSi possui estrutura completa e funciona de acordo com o programa estabelecido pelo ministério da Saúde. A unidade de Cáceres possui infraestrutura e um quadro com profissionais multidisciplinares.

Também participaram da solenidade, secretários, coordenadores da prefeitura, representantes do Exército, Polícia ambiental e o comandante do 6º Batalhão da Policia Militar, major Adalberto Gonçalves.

 

Por: Assessoria/PMC em 27/05/2011 07:56:56

 

Fonte: Jornal Oeste